quarta-feira, 6 de junho de 2012
Procurando Construtores
Estamos apavorados com o preço da mão de obra aqui no RS, ela inflacionou muito nesses últimos 3 anos.
Em 2009 um colega de meu marido fez a casa no mesmo condomínio que faremos a nossa por 250,00 o m² de construção bruta, nessa não inclui terraplanagem, micro estacas, pintura, aplicação de massa corrida e gesso, todos esses itens são um custo a aparte...
No ano de 2010 o valor da mão de obra por m² do mesmo construtor já estava em 340,00.
Decidimos entrar em contato com esse construtor para orçar um valor. Até então achávamos que o valor estaria em torno de 400,00 a 450,00 mas, para a nossa surpresa o valor já estava em 506,00. Eu achei esse valor um absurdo, porque não está incluso mão de obra de massa corrida e pintura, que são itens bem caros.
Resumindo... resolvemos entrar em contato com outros construtores, abaixo os valores:
Construtor 1: Caro demais - 506,00 o m² e não está incluso massa corrida e pintura.
Construtor 2: O cara de pau - 600,00 o m² incluindo massa corrida e pintura, mas pelo que vi na obra dele, a massa corrida não tem um bom acabamento.
Construtor 3: Muito arriscado - 450,00 o m² incluindo massa corrida e pintura, mas nunca construiu uma casa no estilo da minha.
Construtor 4: Completamente sem noção - 730,00 o m² e não está incluso massa corrida e pintura.
Construtor 5: Ótimo custo benefício - 450,00 o m² está incluso massa corrida e pintura e pelo que vi na obra, a massa corrida dele tem um acabamento muito bom.
Escolhemos o construtor número 5, ele já fez três casas no mesmo condomínio e gostamos muito do acabamento dele.
Abaixo algumas dicas:
- Faça vários orçamentos!
- Negocie um desconto.
- Tente contratar alguém que more na mesma cidade da sua obra. Custos com moradia, combustível e alimentação de uma equipe pode tornar o valor de m² absurdamente caro!
- Visite a última obra de quem você estiver pensando em contratar e fale diretamente com o proprietário. Pergunte para ele o que achou do trabalho realizado e quais foram os prós e contras.
Bjokas.
Assinar:
Postagens (Atom)